Como é o feito o suporte pela DQL ?
Como parametrizar os sistemas DQL em rede ?
Como mover a base de dados para um pen drive ou HD externo ?
Irrf e Inss do 13o. não está calculando ?
Como parametrizar uma empresa MEI ?
A GPS no programa Sefip não está sendo gerada ?
Como enviar a folha para o esocial (eventos S-1200 e S-1210) ?





Como é feito o suporte pela DQL ?

No método tradicional de "compra", você paga pelo sistema e depois precisa fazer um contrato de manutenção para ter suporte e atualizações desse sistema.

Ao fazer uma assinatura de um sistema DQL, nada disso é necessário, você já tem, incluido na assinatura, suporte e direito às atualizações do programa, sem pagar nem mais um tostão.

Por e-mail ou chat online nossos técnicos irão esclarecer qualquer dúvida referente ao bom uso do programa assinado. Esse é o grande e importante diferencial do nosso método de prestação de serviços.

Utilizamos o e-mail para esclarecer qualquer dúvida porque muitas das vezes é necessário o envio do backup dos dados para que possamos resolver situações complicadas de forma rápida e eficiente, visto que podemos, com esses dados, reproduzir a mesma situação que o cliente está enfrentando.

Para isso temos técnicos capacitados a atendê-lo. Por e-mail você, com calma e serenidade, pode mais claramente externar suas dúvidas, o que, normalmente, por qualquer outro meio, é mais difícil. Agora, por chat online esclarecemos as principais dúvidas que não sejam muito técnicas. Finalmente podemos fazer o acesso remoto ao computador do cliente de forma rápida e segura através do programa Supremo Controle. Mas esse é um serviço pago. É cobrado um valor de R$ 180,00 para cada tipo de serviço:

1- exportação do certificado digital A1
2- treinamento no sistema, qualquer sistema
3- registro do sistema quando há dificuldade por parte do cliente
4- recuperação do login e senha padrão quando o cliente perde o acesso
5- qualquer tipo de ajuste referente ao sistema

1- baixe e instale o programa Supremo Controle:

2- clique 2 vezes sobre esse ícone e entre em contato com o suporte por e-mail informando o ID e a senha:

3- você também pode entrar em contato por chat para informar esses parâmetros.

Uma das questões que os clientes mais indagam é sobre a instalação dos nossos sistemas em rede. Então vale a pena delinear como isso deve ser feito.






Os Sistemas funcionam em rede ?

Sim, todos os sistemas DQL já são preparados para trabalhar em rede com até 10 usuários simultâneos (10 cópias). E não hão custo adicional em usar nossos programas em ambiente de rede

MÉTODO CLIENTE/SERVIDOR

É a maneira mais eficiente e moderna de trabalhar em rede com acesso a dados. Todos os sistemas já utilizam esse método multiusuário de uma forma inacreditavelmente simples ! Quem vai usar o sistema de uma maneira intensa e/ou em uma rede maior, digamos, acima de 2 terminais, deveria usar esse método, já que só os dados são compartilhados. O programa deve ser instalado e registrado em cada computador, seja ele servidor ou terminal, isoladamente, como se fosse ser utilizado individualmente em cada computador. Depois, ao entrar no sistema, a localização da base de dados deve ser selecionada. Nesse momento, estando em rede, a localização da base de dados no servidor deve ser selecionada. Só isso !
Dessa forma diversas bases de dados podem ser usadas, até mesmo em um HD externo ou pen drive ! A única desvantagem seria o fato de que toda a vez que o sistema fosse atualizado, todos os computadores onde o sistema estivesse instalado deveriam ser também atualizados, já que diferentemente do método compartilhado, ou seja, aquele que utiliza um atalho para acesso, o método cliente/servidor utiliza o programa localmente, só compartilhando os dados. Mas acreditamos que essa desvantagem compensa em relação ao ganho de velocidade de acesso e eliminação dos erros (congelamentos, travamentos etc.) que normalmente são associados a redes compartilhadas.

  • instalar o programa em cada computador que fará parte da rede. Servidor e terminais.
  • se for o caso, registrar os programas em cada computador. Solicite um novo código de ativação se o atual já está vencido.
  • ao entrar em cada sistema selecione o caminho da base de dados no servidor. Repare abaixo que na tela que vai aparecer assim que o sistema é chamado existem 2 caminhos (podem ser criados quantos quiser). O primeiro indica uma base de dados em um pen drive; o segundo indica a base de dados no servidor. A base de dados do servidor deve ser selecionada (basta iluminar e clicar no botão "Seleciona". Todos os terminais devem faze o mesmo. Dessa forma estarão todos utilizando a mesma base de dados:
  • Agora, imagine que essa rede ao invés de armazenar os dados em um computador da própria rede (servidor), passasse a armazenar esses dados em um pen drive ou HD externo, e dessa forma poder guardar esse pen drive ou HD externo em um lugar seguro. Com isso aumentando a privacidade e segurança das informações, que muitas das vezes são sigilosas. Nesse caso a primeira opção deveria ser escolhida. Da mesma forma todos da rede deveriam fazer a mesma seleção. Assim nada seria gravado no servidor. Tudo ficaria agora no pen drive ou HD externo. Acabou o dia, é só levar essa mídia para casa ou colocar em um cofre etc.

    Mas ainda se pode imaginar que dados segmentados poderiam ser guardados em base de dados separadas, como se fosse um arquivo morto. Exemplo: as folhas de pagamento de 2014, 2015 etc., poderiam ficar armazenadas em bases de dados separadas:

    Ou ainda poderiam esses dados do pen drive ou HD externo serem copiados para um armazenamento nas nuvens como OneDrive ou GoogleDrive !

    Ao passar de um ano para o outro, o cliente criaria um novo caminho como foi mostrado nos exemplos acima e passaria a direcionar sua base de dados para esse novo caminho. Entrou em 2017 criaria um caminho \DQL_SIST\FOLHAPG_2017 e passaria a usar uma nova base de dados limpa, sem informações. E os cadastros ? Vou ter que digitar tudo outra vez ? Claro que não. Basta copiar o conteúdo da base de dados anterior para essa nova base de dados e excluir só o movimento preservando os cadastros (empresas, funcionários etc.). É só entrar em contato conosco para que uma orientação passo a passo seja descrita com esse procedimento. E agora se desejar emitir um relatório de 2015 é só, ao entrar no sistema, apontar para o caminho onde está a base de dados de 2015 e mais nada ! Estará tudo lá guardado. Simples assim.






    EXEMPLO DE COMO USAR UM SISTEMA DQL EM UM PEN DRIVE OU DRIVE EXTERNO ?

    O sistema deve ser instalado em um computador Windows, mas é possível mover a base de dados para um pen drive ou HD externo. Isso permitirá que você instale o sistema em diversos locais, como no escritório e em casa, por exemplo, e utilize o sistema apenas colocando o pen drive no computador, ou seja, você passa a levar a base de dados no bolso !

    Os passos são:

    1- usando o windows explorer localize o programa abaixo na pasta do sistema (exemplos de pasta: C:\DQL_SIST\FOLHAPG, C:\DQL_SIST\CONTAB etc.:
    1.1- clique 2 vezes sobre o arquivo para processar:


    2- selecione a letra do drive onde está localizado o pen drive ou HD externo:


    3- clique no OK para começar a cópia:


    4- processe o sistema e na entrada clique no botão Altera para mudar o caminho:


    5- localize o drive onde está instalado o pen drive ou HD externo e clique no OK:


    6- finalmente clique em Seleciona para o sistema entrar usando a base de dados no pen drive ou HD externo selecionado:


    OBS.: notar que em outra local que for usar o sistema, em casa, por exemplo, a letra do drive onde o pen drive for inserido pode ser outra, portanto a primeira vez deverá ser feito o mesmo processo acima nas outras instalações também. Depois isso já fica fixado e normalmente não se precisa mais mexer.

    OBS. 1: A partir do momento em que transferiu a base de dados do HD para o Pen drive ou drive externo não poderá mais usar a base de dados do HD, a não ser que refaça o caminho, só que agora no sentido inverso. Muita atenção para não apagar dados importantes ! Se tiver essa necessidade nos consulte.

    Eu preciso selecionar o caminho toda a vez que o sistema entra no ar ?

    Não. Basta clicar no botão abaixo dentro do sistema e marcar a opção de não mostrar mais a tela de selecionar o caminho. Mas não esqueça que o caminho padrão deve ser corretamente estabelecido, ou seja, o caminho através do qual o sistema irá encontrar a base de dados. E se quiser que a tela de seleção do caminho seja novamente mostrada basta desmarcar a mesma opção: :






    INSS E IRRF NO 13o

    Para atender o eSocial foi preciso criar uma classificação separada para o inss 13 e irrf 13. Essas verbas devem ser modificadas no cadastro de verbas e o 13o. recalculado:






    EMPRESA MEI DEVE SER PARAMETRIZADA COMO SEGUE PARA SER ACEITA NO SEFIP

    Faça como abaixo no cadastro de empresas no caso da empresa ser MEI:

  • SIMPLES: não optante
  • OUTRAS ENTIDADES: 0000
  • ALÍQUOTA RAT: 0%
  • CÓDIGO DE PAGAMENTO: 2100
  • FPAS: 515





  • AO IMPORTAR O MOVIMENTO DA FOLHA NO SEFIP A GPS NÃO ESTÁ SENDO GERADA

    Os campos abaixo devem ficar vazios. Só devem ser preenchidos no caso de múltiplos vínculos empregatícios ou exposição a agentes nocivos:

    Capturado do lay-out do programa Sefip:






    O evento S-1200 (Remuneração de trabalhador) vai enviar os cálculos da folha. Deve considerar a data do cálculo da folha e não a data do pagamento como abaixo:

    O evento S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) vai enviar o líquido pago da folha. Deve considerar a data do pagamento da folha e não a data do cálculo como abaixo:

    IMPORTANTE: No mês em que há adiantamento do 13o. é importante notar que não se deve calcular no mesmo dia da folha de pagamento. O esocial não aceita e retorna erro de duplicidade. Exemplo:

    Folha: 30/11/2021
    13o.: 30/11/2021

    A folha tudo bem, mas o adiantamento calcule em outra data, por exemplo, 20/11. No caso da parcela final não há esse problemas porque é normalmente calculada em 20/12

    AINDA IMPORTANTE: No mês em que há adiantamento do 13o., o envio do evento S-1200 se dará de forma normal, ou seja, marcando a opção "mensal", visto que para o esocial, o adiantamento de 13o. é como se fosse uma folha de pagamento qualquer. Nesse caso será enviada a folha de 11/2021, no exemplo que estamos utilizando, e o adiantamento de 13o. do mesmo período.

    Mas no envio do S-1200 em dezembro será diferente. Nesse caso deve se enviado a folha e o 13o. parcela final em 2 fases:

    ENVIO DA FOLHA DE PAGAMENTO DE 12/2021

    ENVIO DO 13o. PARCELA FINAL DE 12/2021









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